Condições necessárias para doar sangue e plaquetas
Doação de Sangue
Doação de Plaquetas:
As mesmas da doação de sangue citadas acima e também:
A doação é realizada através de uma máquina, nesta máquina é instalado um kit de bolsas estéreis e descartáveis, o que toma este procedimento seguro e livre de contaminações.
A doação tem uma duração de 1h 3Omin a 2h, dependendo do acesso venoso e da contagem de plaquetas.
O concentrado de plaquetas coletado pode ser mantido em estoque, no máximo, por cinco dias. Por isso, são componentes escassos e preciosos.
A doação de plaquetas é fundamental para os pacientes com propensão a hemorragias (portadores de câncer, leucemia, linfomas, submetidos a radioterapia ou quimioterapia, nos transplantes de órgãos ou medula óssea).
Em cada doação de plaquetas o doador poderá doar de 6 até 12 unidades de plaquetas, o que permite ao paciente um resultado melhor, pois ele receberá de uma única pessoa a quantidade necessária, sendo que a doação normal de sangue, o doador doa somente uma unidade de plaqueta.
Ex: Se um paciente precisar de 6 unidades concentrado de plaquetas, com uma doação de plaqueta aférese conseguimos atender de imediato. Já com plaquetas randômicas nós precisaríamos de 6 doadores.
O Serviço de Hemoterapia do Hospital 9 de Julho adota critérios rigorosos na seleção dos candidatos que se apresentam para doação de sangue/plaquetas. Todo candidato será que submetido a uma triagem clínica que avaliará, de forma mais detalhada, se ele está apto para efetivar sua doação.
Se você tem alguma dúvida, está realizando qualquer tipo de tratamento, faz uso regular de algum medicamento, apresenta lesões de pele ou qualquer outra alteração de seu estado de saúde, entre em contato conosco pelo telefone
(11) 3285 2922.